Possuem um longo tempo de durabilidade, não necessitam ser mantidas sob refrigeração, congelamento ou aquecimento e podem ser armazenados à temperatura ambiente. As mais comuns são: madeira, ferragens, equipamentos e materiais de construção, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, itens de limpeza, eletrodomésticos, peças automotivas, brinquedos, artigos de vestuário, papel, máquinas e equipamentos industriais, ferramentas, embalagens e outros.
Uma das funções de empresas de logística é saber como fazer o transporte de carga seca da melhor maneira, evitando danos à mercadoria e perda de qualidade de seus serviços.
Uma das funções de empresas de logística é saber como fazer o transporte de carga seca da melhor maneira, evitando danos à mercadoria e perda de qualidade de seus serviços.
Sabe-se que cada tipo de produto demanda um cuidado diferente e, por isso, as precauções relacionadas ao transporte de carga seca são tão importantes.
Nesse pacote de cuidados estão inseridas as particularidades do caminhão, da carga, e também a segurança do translado.
Baixe agora nosso modelo de romaneio e melhore o controle de mercadorias do seu negócio
O Brasil é um dos países que mais dependem do setor rodoviário, mas que ainda sofre muito com o saque no meio das viagens e, consequentemente, há uma perda não somente da mercadoria, mas de bilhões de reais.



O que é carga seca
Antes de mais nada é preciso entender o conceito básico de o que é carga seca.
Este tipo de mercadoria nada mais é do que produtos não perecíveis, ou seja, aqueles que não têm perigo de estragarem no meio do caminho.
Além disso, outra característica da carga seca é que ela pode ser transportada em quaisquer condições climáticas, visto que esta categoria de produtos sofre pouca influência de eventos danosos provocados pelo mundo exterior.
Em outras palavras, isso quer dizer que a carga seca é mais resistente do que outros tipos de produtos quando se trata de exposição à chuva, sol, entre outras coisas.
Assim, podemos concluir que é muito mais fácil realizar o transporte de carga seca no Brasil do que de mercadorias que requerem mais cuidados, como carga viva, por exemplo.
Tipos de carga seca
Agora que você já sabe o que significa carga seca, não fica difícil imaginar quais produtos se enquadram nesta categoria.
Dentre as mercadorias definidas como carga seca estão:
- Alimentos não perecíveis (arroz, feijão, farinha, etc.);
- Eletrodomésticos;
- Móveis;
- Produtos relacionados à higiene pessoal;
- Ferramentas;
- Madeira;
- Peças automotivas;
- Roupas;
- Cimento;
- Madeira.
É válido dizer que os alimentos que entram nos tipos de carga seca são aqueles que não requerem condições especiais, como refrigeração, por exemplo, para serem transportados.
Dessa forma, como é mais simples o seu translado, eles podem ser classificados como carga seca.