Diversidade no contexto de mercadorias ao que se diz respeito a coletas e distribuição, por isso o transporte rodoviário de cargas fracionadas são combinações de cargas por segmentos até completar o volume total das carretas.
O serviço de logística é o centro das transportadoras, por isso, muitos métodos são colocados em prática e um deles é o Transporte de Cargas Fracionadas.
Dessa forma, também se otimiza a rotina diária da empresa, que deve estar sempre atenta a todos os processos logísticos das mercadorias.
Para isso, é preciso desenvolver estratégias logísticas de acordo com as necessidades do negócio.
O que é Transporte de Cargas Fracionadas?
O Transporte de Cargas Fracionadas é um serviço de remessa de pequenas quantidades de mercadorias, que não ocupam o espaço total do veículo transportador.
Ou seja, são cargas que não seriam transportadas sozinhas por não completarem todo o espaço do veículo.
Dessa forma, é possível transportar vários tipos de mercadorias em uma viagem única no transporte, na qual tenham o mesmo destino ou que sejam de lugares próximos.



Seu funcionamento acontece da seguinte forma:
Em um determinado veículo, as mercadorias, de diversos clientes, são colocadas, dessa forma se ocupa todo o espaço do transporte.
Assim, o embarcador não paga o frete total, somente o espaço utilizado no caminhão de transporte.
Com a carga fracionada, é preciso que a empresa otimize o espaço e a forma de transporte, oferecendo sempre a melhor solução aos clientes.
E por ser mais vantajoso, empresas de todos os tamanhos estão aderindo a este tipo de transporte.
Benefícios
Os principais benefícios do Transporte de Cargas Fracionadas são a segurança e a economia, isto é, quando utilizado, os custos com logística são reduzidos.
E a segurança é muito maior, pois, como os produtos transportados são similares, riscos de extravios, acidentes ou danos são menores.
Além disso, há a redução de tempo, já que não é preciso esperar um tempo grande para preenchimento do veículo de transporte.
Diferenças entre Carga Fracionada e Carga Completa
A Carga Fracionada e a Carga Completa são modais com funcionamentos e processos diferentes.
Por isso, a seguir estão listadas algumas das diferenças entre os dois modais logísticos, confira:
Volume da carga
Enquanto a Carga Fracionada envia pequenos volumes de mercadorias, a Carga Completa faz o transporte de uma mercadoria única e completa.
Custos
A Carga Fracionada exige menos mão de obra, porém, quando a entrega envolve vários destinos, o custo com manuseio de mercadoria é maior.
Mas mesmo assim, há redução de custos com diversas coisas, assim como com a logística de todo o carregamento e organização.
Já, a Carga Completa, por ser um transporte com origem única e destino determinado, tem custos menores.
Prazo de entrega
Na Carga Fracionada, que atende diversos clientes em diferentes destinos, o tempo de entrega é mais demorado.
Já a Carga Completa é entregue em um prazo mais curto, por conta de não ter muitas etapas no trajeto de entrega.
Porém, no momento de carregamento da Carga Fracionada, o tempo é reduzido, já que não é preciso esperar o preenchimento do veículo.
Ao contrário da Carga Completa, que demora muito mais em carregamento, pois, precisa do veículo todo preenchido,